A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento trabalha com produtores rurais de países em desenvolvimento desde a sua fundação, em 1988, e tem permitido que muitos produtores em várias partes do mundo sejam capacitados e melhorem as suas condições de vida.
Um dos principais factores que conduzem à dificuldade das populações rurais mais vulneráveis em romper com ciclos de pobreza e em conseguir ter melhores perspetivas de desenvolvimento é a ausência de acesso a canais de comercialização que valorizem as suas produções. Este aspeto é particularmente relevante para mulheres e jovens, já que condiciona igualmente a sua capacidade de se impor nas suas sociedades, como atores (económicos, também) válidos.
A OIKOS lançou a marca Oikos – Justo e Natural de forma a promover o pagamento de preços justos aos produtores e a potenciar produções mais sustentáveis, e para que os consumidores adquiram produtos não industrializados, sustentáveis, e de formato artesanal, aliados à qualidade superior e cumprimento das normas higio-sanitárias.
Além de promover o pagamento de preços justos aos produtores, a Oikos – Justo e Natural permite também que o consumidor adquira produtos não industrializados, sustentáveis, e de formato artesanal, aliados à qualidade superior e cumprimento das normas higio-sanitárias.
A maioria da população portuguesa demonstra sensibilidade para os problemas do desenvolvimento nos Países em Desenvolvimento, e nem sempre a acção obriga ao dispêndio de recursos, nomeadamente financeiros. Através do Oikos – Justo e Natural, o simples acto de consumir produtos acessíveis economicamente e de elevada qualidade, representa uma acção em benefício de populações vulneráveis.
A Oikos – Justo e Natural pretende criar condições de mercado que favoreçam um consumo que possa beneficiar essas populações, pela consciencialização do poder detido por parte do consumidor neste processo e pela sensibilização de compradores sobre a existência de canais mais responsáveis na cadeia de distribuição, sem que isso represente um incremento de custos para o consumidor nem uma perda da qualidade dos produtos.