“Mulheres que são donas das suas vidas.” União Cooperativa dos Produtores de Café Ankole (ACPCU), nos distritos de Bushenyi e Ntugamo, Sudoeste do Uganda
“Nesta região, as mulheres eram discriminadas, não eram levadas em consideração no negócio do café. Podiam cultivá-lo, colhê-lo, carregar água… mas não podiam vender. Eram os homens que vendiam e recebiam o dinheiro.
Agora, graças à ACPCU, algumas cafeicultoras começaram a comprar terras e a vender o seu café. Isto é o que é especial.”
Agnes, ACPCU
A ACPCU reúne atualmente 20 cooperativas de base de pequenos produtores de café com larga experiência no seu cultivo e comercialização.
Iniciada em 2006, é uma união cooperativa de exportação de café com mais de 8.200 agricultores de pequena escala. Estes agricultores são de comunidades étnicas distintas que se estendem pelas montanhas do sudoeste de Uganda: das encostas férteis de Bushenyi às grandes alturas e lagos espumantes da cratera de Bunyaruguru. Falam idiomas diferentes, mas compartilham uma voz comum: trabalhando juntos como agricultores de progresso e com a visão de no futuro comercializar mais café e melhorar os seus meios de subsistência.
Há alguns anos que a produção da ACPCU é biológica e uma parte do café é cultivada exclusivamente por mulheres, contribuindo para sua autonomia e empoderamento. As mulheres também beneficiam dos 20 grupos de poupança da ACPCU, através dos quais obtêm microcréditos em boas condições.